terça-feira, maio 31, 2005

Aula de música Posted by Hello

segunda-feira, maio 30, 2005

CURRICULUM MUSICAL

Coros da Quinta da Carreira e do Coro da Casa de Pessoal do Hospital de Santana

Rui José V. Vicente Pinto, nasce em Lisboa em Outubro de 1968. Inicia aos 4 anos na Academia de Musica de Santa Cecília os seus estudos musicais. Começa a ensinar música com 24 anos na Escola de Musica da Parede, leccionando piano, formação musical e canto. Para além disso, forma o IºCoro nesta escola, o qual dirige até 1995. Desde 1993 que completa os seus estudos na Academia de Amadores de Musica de Lisboa, onde desenvolve a técnica de canto e direcção coral com o Maestro José M. Robert, e Maestrina Paula Coimbra, para além de piano com a Prof. Mª. Teresa Miranda. Pertenceu ao coro de câmara da Academia, onde interpretou diversas obras a cappela. Desde 1997 que é professor de piano e formação musical no colégio Marista de Carcavelos (onde iniciou a formação de um coro juvenil, e onde foi um dos fundadores da Escola de Musica S. Marcelino Champagnat) e desde finais de 96 que rege o Coro da Quinta da Carreira. Participou em vários concertos corais com acompanhamento instrumental, tanto na Academia de Amadores de Musica como no Coral Sinfónico de Portugal, onde destaca obras como Carmina Burana (1995), Ciclo Lopes-Graça : Canções Regionais Portuguesas (1996), Missa em Si Bemol do Padre J.M. Nunes Garcia (1997), Missa para três Vozes de William Byrd (1997), Canon de P.D.Q. Bach (1998), e mais recentemente, o Requiem Alemão de J. Brahms (2002).
Desde 2002 que dirige o coro da Casa do Pessoal do Hospital Ortopédico de Sant’Ana na Parede. Em 2001, fundou o Coral Lusitanea, agrupamento específico para a interpretação de obras corais sinfónicas. Actualmente, termina os seus estudos superiores no Instituto Piaget, em Almada.
Foto do coro Posted by Hello

Curriculum do Coro

O Grupo Coral da Associação de Moradores da Quinta da Carreira nasceu a 3 de Maio de 1996 graças aos esforços dedicados da Associação de Moradores da Quinta da Carreira, sendo ainda hoje patrocinado pela mesma.
Sendo um grupo coral amador conta com cerca de 25 elementos.
Dedicando uma atenção especial às obras românticas e clássicas do repertório europeu, das quais se destacam algumas das “pérolas” dos mais conceituados compositores tais como Mozart, Schubert, Brahms. Gounot. Elgar ou Mendelssöhn, vira-se actualmente para obras de carácter mais popular de índole nacional.
Desde 1997 que é um dos coros associados da ACAL. Neste âmbito tem participado em diversos encontros corais patrocinados pela mesma, dos quais se destacam actuações na Igreja Lusitana e no pavilhão Carlos Lopes em Lisboa (1998), Igreja de Santa Maria em Óbidos (2000), Igreja de São Vicente de Fora, e Basílica dos Mártires, Igreja de São Roque em Lisboa. Tem participado também noutros concertos corais na região da grande Lisboa (Museu do Mar em Cascais, Feira dos Saberes e Sabores , na Feira do Artesanato do Estoril, Natal no Colégio Amor de Deus em Cascais, Festa dos Padroeiros S. Pedro e S. João Baptista na Igreja de S. João do Estoril, Concerto Comemorativo dos 506 anos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa na Igreja de S. Roque e o Concerto de Natal no Mosteiro dos Jerónimos, no Centro Cultural de Cascais e no Centro Cultural de Belém, em 2004.
Desde 2002 que actua com regularidade em conjunto com os elementos do Coro do Hospital Ortopédico de Santana.
É também no ano de 2004 que grava um CD, no concerto no Centro Cultural de Cascais, em que também participou o Coro Lopes-Graça.
Com ensaios semanais na Escola Secundária S. João do Estoril (antigo liceu), e no Hospital de Sant’Ana, ma Parede, o coro pretende difundir a musica coral e o convívio junto da população local, mesmo que os seus elementos actuais ou futuros não saibam ler musica. O único requisito é a boa disposição e a vontade de cantar.