domingo, abril 16, 2006

Manifesto

Artigo publicado e subscrito por vários artistas portugueses de renome sobre o estado da actividade artistica em Portugal, que considero absolutamente actual, importante e de urgente divulgação.

Manifesto sobre o estado da Música Portuguesa

"Um país é o conjunto de pessoas e território, mas é também a mundivivência e interacção das pessoas, projectadas nesse espaço social onde convivem e circulam e onde fabricam as idiossincrasias que apelidamos de históricas, socioeconómicas, cívicas, culturais, etc.
Os artistas não são seguramente menos importantes que os médicos, ou os políticos, para a construção do conceito de País. Se considerarmos a projecção do acto cultural no meio nacional, acharemos até que o Artista se substitui muitas vezes ao Estado em acções que, embora de âmbito profissional, são inequivocamente pedagógicas, educativas e divulgadoras de cultura.
Em muitas aldeias, por vezes, se não fosse a Festa Anual, paga do bolso dos próprios habitantes, não haveria outra oportunidade de ver espectáculo, cantores, músicos, seguramente menores.
instrumentos musicais, teatro, numa palavra - Festa. E as referências culturais seriam por outro lado, muitas vezes - sempre que actua além fronteiras - isso converte o Artista num dos maiores "embaixadores de imagem cultural" do seu país. Quantas vezes em locais onde nunca irá nenhum governante...
Portugal será no Mundo a imagem dos seus políticos, mas não menos a dos seus desportistas, dos seus cientistas, dos seus autores, dos seus artistas. Esta provavelmente até, mais duradoura.
Se "a nossa Pátria é a nossa língua", a sua dimensão é também, seguramente, o espelho dos nossos autores, músicos, cantores, numa palavra: - o ponto de encontro de todos os seus intérpretes e criadores. E do avanço, qualidade e diferença que souberem consubstanciar.
Vem tudo isto a propósito apenas porque se sente que Portugal cuida muito mal dos seus artistas.
Portugal converteu-se num país onde se não conceitua o que é português. Sempre foi. Camões morreu na miséria. Muitos notáveis morreram às mãos da Inquisição. Pessoa foi contabilista. Virgílio Ferreira professor de liceu até à reforma. José Afonso contou essencialmente consigo e com os amigos na doença que o vitimou. Eduardo Lourenço, Jorge de Sena, Anabela Chaves e tantos outros tiveram de emigrar. Carlos Paredes foi - pasme-se! - arquivista de Radiologia do Hospital de S José. É, ao que parece, um déficit de autoestima crónico. Mas doentio e absurdo.
Os artistas vão resistindo conforme podem. Começa a constatar-se que fazer música e canção em português tornou-se penoso do ponto de vista da circulação discográfica. A uma produção cuidada e de qualidade poética e musical não está necessariamente reservado um espaço em correspondência com o esforço, o investimento, a honestidade e o eventual mérito. Pode ter-se feito a melhor canção do planeta que, se não tiver espaço de audição absolutamente nenhum...morre. Se uma canção não for ouvida, é como se nunca tivesse existido. E a recuperação torna-se impossível. Os editores amedrontam-se; os autores desistem; o circulo vicioso instala-se. E a música, estrangulada e sem quaisquer apoios, definha.
Caso curioso é que, não obstante, o público manifesta, por opinião directa e pela sua adesão e comparência maciça aos espectáculos, exactamente o contrário do que defendem aqueles que proclamam a sua indiferença - e até alergia... - ao que é português.
Por outro lado, com a crise instalada, as autarquias - que representam um universo de 80% dos clientes potenciais - obviamente, cortam nas despesas. E artistas, agentes, actores, técnicos, dançarinos, autores, músicos, cantores e promotores de espectáculo deparam com as portas fechadas. O facto é que a actividade do "Entretenimento", chamemos-lhe assim, é a primeira a parar, por razões obvias de subsistência.
Casos há, que urgia investigar, de profundo desequilíbrio financeiro, falência profissional, derivação para outras actividades, consequente desadequação, insistência desesperada, fracasso de carreiras, desespero, profunda infelicidade pessoal, depressão, suicídio.
É preciso perceber que o artista, por inerência da sua actividade, está exposto ao comentário público, pelo que é exponencialmente maior o seu sofrimento. A crise que o atinge é a mesma que, afinal, abarca todos os campos da actividade socioeconómica. Mas se a administração de uma empresa declarar falência, poucos sabem no país quem era o respectivo Presidente do Conselho de Administração. Se um artista for visto em situação económica embaraçosa, é logo uma vergonha do domínio público, com fortes probabilidades de divulgação meteórica, exactamente nos mesmos media cuja indiferença ajudou a levá-lo à miséria.
Há desconforto e enorme insegurança material espalhada na classe artística. Disfarçada com lantejoulas. Mas há. Evitemos a palavra fome. Mas há um enorme desacreditar. Há casos humanos terríveis a relatar e a denunciar. Que os próprios esconderão pois "parece mal" um artista fracassar. Seria, pensa ele, porque já não é amado ou apreciado. Porque, em última análise, já ninguém o considera "artista". Daí a uma enorme profunda e dramática crise pessoal é um passo mínimo. E os resultados, são por vezes um choque tragicamente surpreendente.
Será que o Estado português deve ignorar os seus artistas ? Estarão os subsídios de mérito a ser atribuídos com justiça, abrangência e adequação às circunstâncias ?
Servirão os artistas apenas para alegrar as campanhas dos partidos quando é necessário encher as salas, para depois serem cuidadosamente ignorados, como descartáveis quando passam eles próprios por problemas?

Seria assim tão descabida a atribuição de Bolsas de criação artística para conforto material mínimo, a exemplo do que tantos países fazem para com os seus autores e artistas ?
A canção feita em português e por portugueses não será património e memória para todos nós ?
Em que sonoridade queremos legar a nossa cultura aos nossos vindouros ? Em inglês ? Em português do Brasil ? Em espanhol ?

Por convergência duma persistente crise financeira, da contenção orçamental geral, das diminuídas capacidades financeiras das autarquias, da indiferença do Estado central e da muito estranha hostilidade das nossas Rádio e Televisão para com as pessoas ligadas à Música Portuguesa pergunta-se:
- Como sobreviver ? Que futuro ?".

quarta-feira, abril 12, 2006

César Franck



César Franck (n. Liège, 1822; m. Paris, 1890)

Compositor belga, excelente organista (Liszt chegou a compará-lo com Bach), cujas obras nunca foram bem recebidas pelo público em geral. Sofreu influências de Wagner nas suas composições, principalmente na forma, pois desenvolveu a "forma cíclica", onde um tema, modificado ou variado, surge em cada secção da obra.

Teve um papel importante no restaurar do interesse françês por musica "absoluta", abrindo caminho para Debussy, Ravel e outros.

Para conhecer melhor:

Variações sinfónicas; Sinfonia em Ré menor; Oratória La Tour de Babel; Missa para 3 vozes (S. T. B.); Quarteto de Cordas em Ré Maior; 6 pièces pour Grand Orgue; 3 Chorales para Orgão.

Próximo: Gershwin