domingo, março 18, 2007

Como Lidar Com Um Maestro

MANUAL PARA LIDAR COM O MAESTRO

1. Nunca estar satisfeito com o tom da entrada. Se o maestro usar um diapasão, insistir na preferência pelo piano - e vice versa.

2. Queixar-se da temperatura da sala de ensaio, da iluminação, da falta de espaço ou das correntes de ar. É melhor fazer isto quando o maestro está sob pressão.

3. Enterrar a cabeça na partitura mesmo antes de uma deixa importante.

4. Pedir uma nova audição ou uma mudança de lugar. Pedir frequentemente. Dar a impressão de que se está prestes a desistir. Fazer com que o maestro saiba que se está ali como favor pessoal.

5. Limpar ruidosamente a garganta durante as pauses (os tenores estão treinados para fazer isto desde nascença). Interlúdios instrumentais calmos são uma boa oportunidade para assoar o nariz.

6. Muito tempo após uma passagem, perguntar ao maestro se o Dó natural estava afinado. Isto é particularmente eficaz se não se tiver um Dó natural ou se nem sequer se estava a cantar na altura.

7. Esperar bastante tempo após o início do ensaio para dizer ao maestro que não se trouxe nenhuma partitura.

8. Em momentos dramáticos da peça (quando o maestro estiver bastante emocionado) ocupar-se a marcar a partitura, para que o clímax soe vazio e desapontante.

9. Olhar frequentemente para o relógio. Agitá-lo com cepticismo, ocasionalmente.

10. Sempre que possível, cantar uma oitava acima ou abaixo do que está escrito. Isto é um excelente treino auditivo para o maestro. Se ele der por isso, negar veementemente e dizer que ele devia estar a ouvir os harmónicos.

11. Dizer ao maestro: "Não estou seguro(a) em relação à pulsação." Os maestros são muito sensíveis em relação à sua técnica de marcação de tempo, portanto há que desafiá-lo frequentemente.

12. Se se estiver a cantar numa língua pouco familiar para o maestro, colocar-lhe tantas questões quanto possível acerca do significado de palavras individuais. Ocasionalmente, dizer duas vezes a mesma palavra e perguntar ao maestro a sua preferência em termos de pronúncia, assegurando-se de ter pronunciado exactamente do mesmo modo das duas vezes. Se o maestro não detectar nenhuma diferença, olhar com total desdém e murmurar qualquer coisa acerca de “subtilezas de inflexão”.

13. Perguntar ao maestro se ele ouviu a gravação de Bernstein da peça que se está a ensaiar. Sugerir que ele poderia aprender uma coisa ou duas ao ouvi-la. Também é bom perguntar: “Esta é a primeira vez que dirige esta peça?”

14. Se o fraseado diferir da dos outros coralistas, persistir obstinadamente na nossa versão. Não perguntar ao maestro qual a versão correcta até estar nos bastidores, mesmo antes do concerto.

15. Durante uma pausa longa e significativa prolongar a nota durante mais um segundo ou entrar uma pulsação antes do fim da pausa.

16. Não esquecer: mais piano significa mais lento!

5 Comments:

Blogger Je vois la vie en vert said...

GOOOOSTEI !
Aprendi muitas coisas ! Agora, cuidado comigo, Maestro, se eu seguir os seus conselhos, já não poderá me ver pela frente e ainda menos ouvir-me !
Não se preocupe, nem pensar em seguir estes conselhos.... não quero ser posta fora do coro que me traz tanta felicidade.
Será que advinhou quem escreve ?
Não pode ter dúvida com um nome deste...não é ?
Desejo-lhe uma Feliz Páscoa que começará com música, beleza e harmonia !
Um beijinho amigo e verdinho

7:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olha, sou violinista e achei o máximo esses conselhos, tenho até pena do Maestro escolhido para atuar no meio desse massacre...mas o interessante de tudo é que dá uma baita vontade de fazer isso mesmo...somente para provocar. rsrsrs

11:10 da tarde  
Anonymous maria antónia said...

Estive presente na homenagem ao José Afonso e adorei.

Só tive pena de serem poucas canções.

Soube-me a pouco!

A CMC teve uma bela ideia. Espero que continue a ter destas iniciativas pois os Coros sairão valorizados por cantar com a OCA
as homenagens às grandes figuras portuguesas que marcaram, definitivamente, o nosso país.

Abraço,

8:28 da tarde  
Blogger adam brown said...

Hello I just entered before I have to leave to the airport, it's been very nice to meet you, if you want here is the site I told you about where I type some stuff and make good money (I work from home): here it is

10:25 da tarde  
Blogger Menino do Coro said...

Maestro sofre !!!

cumpts.

2:42 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home